Em reunião realizada na manhã de ontem, o Comitê Gestor de Crise da Covid-19 em Vitória da Conquista juntamente a representantes do comitê institucional e civil decidiram pela reabertura das atividades comerciais de Vitória da Conquista no próximo dia primeiro de junho.

A retomada das atividades comerciais será realizada de forma gradual em cinco fases. No dia primeiro, estão autorizadas a reabertura de diversos segmentos de segunda à sexta-feira em turnos alternados. Os shoppings centers também estão autorizados a funcionar no seu horário normal (de 10h às 22h), sem as mesas e cadeiras da praça de alimentação. O sábado e o domingo estão reservados, segundo o documento, para as atividades essenciais.

Na segunda-fase, marcada para o dia 08/06, Salões de Beleza, Barbearias e outros segmentos de tratamento de beleza, tabacaria, floriculturas, bancas de jornal e revistas e comércio de animais vivos podem retomar as atividades. A terceira fase, a partir do dia 15/06 está reservada para a reabertura de bares e restaurantes (com exceção de self-service). No dia 22/06, as academias estão autorizadas a retomar os trabalhos.

É importante salientar que para a retomada das atividades, as lojas devem seguir um rigoroso protocolo sanitário para resguardar a saúde dos comerciários e clientes. Como por exemplo:

– Intensificação das ações de limpeza, com material sanitizante adequado;

– Disponibilização na entrada do estabelecimento e em lugares estratégicos de fácil acesso dispensadores álcool em gel 70%;

–  Limitação do número máximo de clientes, compatível com o tamanho do estabelecimento, evitando a aglomeração de pessoas aguardando atendimento. Cabe ao estabelecimento ordenar a entrada;

– Fornecimento de máscaras de proteção e outros Equipamentos de Proteção Individual – EPI aos seus funcionários;

– Incentivo ao pagamento por meios eletrônicos, evitando a circulação de dinheiro em espécie;

– Reordenamento das filas, garantindo o distanciamento mínimo de 1,5m metro entre os consumidores;

O SECVC permanece à disposição dos trabalhadores para assuntos relacionados ao tema por meio do telefone 2101-2201 e do email assuntostrabalhistas@ocomerciario.com.br.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *