Por meio da Proposta de Emenda à Lei Orgânica Municipal nº 01/2022, de autoria da Casa, a Câmara de Vitória da Conquista aprovou em redação final, nesta quarta-feira, 03, a inclusão do Dia de Corpus Christi no calendário de feriados do município. Para tanto, foi modificado o artigo 7º, inciso XVI, da referida lei, que estabelece feriados municipais, até cinco, no máximo, já incluído o de Corpus Christi e o de São João. Na mesma sessão, o projeto foi promulgado pelo Poder Legislativo, conforme Art. 42, §2º, da Lei Orgânica Municipal. A alteração será publicada no Diário Oficial do Município.

A inclusão do feriado é um anseio da comunidade católica de Vitória da Conquista, devido à grande tradição histórica na celebração desta data. Corpus Christi significa Corpo de Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa, quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.

A festa do Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV, no dia 8 de Setembro de 1264. A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia, o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.

O presidente da Câmara, Luís Carlos do Dudé (MDB), destacou a importância dessa data  para a comunidade católica e demais cristãos. “Com a instituição legal desse feriado, vamos poder celebrar Jesus Cristo de forma intensa, com a nossa fé e o nosso amor”, disse. Ele relatou ainda o apoio de todos os vereadores na aprovação do projeto. “É uma grande vitória dos 21 vereadores dessa Casa”.

Câmara aprova inclusão de Corpus Christi no calendário de feriados do município. Câmara Municipal de Vitória da Conquista, Vitória da Conquista, 03 de Ago. 2022. Disponível em: https://www.camaravc.ba.gov.br/home/noticia/33342/camara-aprova-inclusao-de-corpus-christi-no-calendario-de-feriados-do-municipio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *