O SECVC – Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Vitória da Conquista – e o Sincomérciovc (Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Vitória da Conquista) assinaram no fim da tarde de ontem (02) Termo Aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho 2020/2021 alterando a cláusula que diz respeito ao Dia do Comerciário.

Tradicionalmente, o feriado de Dia do Comerciário é concedido aos trabalhadores na segunda-feira de carnaval. No entanto, após reunião* com a prefeitura municipal, que solicitou apoio na adoção de medidas de contenção à disseminação da Covid-19, o feriado foi adiado em caráter excepcional.

No ano de 2021, em homenagem ao Dia do Comerciário, será concedida uma folga no dia do aniversário do trabalhador. O presidente do SECVC, Joir Souza Sala, ressaltou que a medida é uma forma de resguardar o direito do trabalhador e de preservar a vida. “Para que não haja aglomeração e aumento dos índices da Covid-19 em nossa cidade por conta deste feriado, tomamos essa decisão”, afirmou.

Se a data de aniversário coincidir em um domingo ou feriado, a folga deverá ser concedida em outro dia útil de trabalho, a ser definida entre empregador e trabalhador. Para os comerciários que comemoram aniversário entre 01/01/2021 e 15/02/2021, o Termo Aditivo define que a folga deverá ser concedida até o dia 30/06/2021.

O termo aditivo você confere aqui ou na aba “Convenções”.

*Estiveram presentes na reunião a Prefeita em Exercício, Sheila Lemos; O diretor do SECVC, Clarivaldo Cardoso; O presidente do Sincomerciovc, João Luiz dos Santos e o presidente da CDL, Clóvis Sousa Marques.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *