Cumprindo o seu papel com a comunidade conquistense, o SECVC cedeu a estrutura da entidade para a realização do curso de capacitação de Desinfecção de Instalações. O trabalho é promovido pela Superintendência de Ressocialização Sustentável (SRS) e pela Superintendência de Gestão Prisional (SGP), vinculadas à Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP) do estado da Bahia.
Dividida em dois dias, a capacitação tem por objetivo levar aos servidores prisionais do Conjunto Penal Advogado Nilton Gonçalves e do Conjunto Penal de Vitória da Conquista os conhecimentos e protocolos relacionados ao novo Coronavírus no contexto das Unidades Prisionais, como ações ao identificar um caso suspeito ou confirmado da COVID-19, forma correta de utilizar os EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) e os protocolos para limpeza das instalações prisionais.
O presidente do SECVC, Joir Souza Sala, destacou a importância da entidade se mostrar solidária e ativa durante esse período de pandemia: “cursos como esse são de grande importância, até porque se acontecer uma situação de contaminação dentro do sistema prisional, pode ocasionar uma sobrecarga em todo o sistema de saúde do município”, reforçou.
Toda a estrutura foi adaptada para preservar a saúde dos visitantes, como a disponibilização de álcool gel na entrada, a distância mínima entre os ocupantes do local e a utilização de máscaras de proteção.