Foto: Conquista News

Recentemente inaugurado em Vitória da Conquista, o Shopping Boulevard não parece nem um pouco interessado em regulamentar o seu funcionamento aos domingos e feriados junto à entidade que defende os direitos dos trabalhadores, o Sindicato.

Há meses, a negociação se arrasta. No mês de agosto, o acordo foi fechado entre o Sindicato dos Comerciários, o Sincomercio e o Shopping. Contudo, todas as partes assinaram, exceto o Boulevard.

Depois de diversos contatos via telefone e e-mail, havia sempre uma desculpa para a não assinatura, até que pararam de responder os e-mails do Departamento Jurídico do Sindicato.

Com esse impasse, não há autorização para o Shopping Boulevard abrir em qualquer feriado. O Ministério do Trabalho já está ciente e iniciou inclusive uma fiscalização no Shopping quanto ao funcionamento aos domingos.

No último dia 14, o Sindicato enviou um ofício a todos os logistas do Boulevard dando ciência dos fatos ocorridos, mas a Administração do Shopping não permitiu que o preposto do Sindicato entregasse o documento. Claramente, notamos uma política anti-sindical da administração, indo de encontro à própria Constituição Brasileira, que fala em seu artigo 8º do princípio de liberdade sindical.

Além disso, no âmbito internacional, as normas da Organização Internacional do Trabalho que disciplinam a liberdade sindical em suas Convenções.

A Convenção nº. 87 da OIT, que traz à baila os princípios da liberdade sindical, consagrando a liberdade sindical individual e coletiva,além de falar de liberdade sindical de empregados e empregadores.

Esperamos que essa intransigência acabe e os trabalhadores das lojas do Shopping possam ter o acompanhamento devido, já que, até o momento, o trabalho está sendo realizado de forma irregular e os lojistas podem sofrer as sanções previstas em Lei.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *